para escutar!

CONHEÇA OS CAMPEÕES DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES FIFA

campeões da copa das confederações

Ao longo de 25 anos de disputa e 10 edições realizadas, seis países fazem parte da seleta lista de campeões da Copa das Confederações.

Os Campeões da Copa das Confederações

Na disputa continental, três seleções das Américas e três da Europa venceram a competição. Os americanos estão em vantagem nos títulos, vencendo em seis edições. Delas, Brasil (4 títulos), Argentina (1 título) e México (1 título) foram os países que alcançaram a glória.

Do lado europeu, ainda existe um equilíbrio no total de conquistas. A França é bicampeã do torneio, Dinamarca possui a Copa Rei Fahd 1995 e a Alemanha é a campeã da edição de atual, 2017.

Campeões ano-a-ano

Abaixo, você confere a lista dos campeões da Copa das Confederações por ano, junto de um resumo sobre cada edição realizada.

1992 Argentina

resumo copa rei fahd 1992

Criada pelo governo da Arábia Saudita, a edição embrião da competição intercontinental teve apenas 4 participantes e já começava nas semifinais. Atração do torneio que não contou com europeus, a Argentina se mostrou superior com seu futebol ofensivo e venceu a disputa tranquilamente. Na afinal, os sauditas até que acreditavam em um milagre, mas o placar foi pouco, pelo que a Argentina produzia.

1995 Dinamarca

resumo copa rei fahd 1995

Ampliada com a introdução do campeão europeu e, automaticamente, do país-sede, a Copa Rei Fahd 1995 também apresentou alteração em seu regulamento. Em uma fase de grupos com três seleções, as duas melhores avançam para as semifinais. Jogos únicos e Argentina e Dinamarca na final. Envelhecida, os hermanos sofreram e a surpreendente, mas habilidosa, Dinamarca conquistou o título.

1997 Brasil

resumo copa das confederações 1997

Oficializada pela FIFA como Copa das Confederações, a competição agora também possuía como participantes o campeão da Oceania e o atual campeão mundial. A disputa foi mantida, sofrendo alteração no total de participantes por grupo, quatro equipes. Em uma final de estreantes, a seleção brasileira espantou a zebra e venceu a Austrália, surpresa do campeonato, também realizado na Arábia Saudita. O primeiro da seleção, então, tetracampeã mundial.

1999 México

resumo copa das confederações 1999

O México foi escolhido para ser sede da segunda Copa das Confederações. Edição de sucesso, a Copa das Confederações 1999 foi uma das mais eletrizantes da história. Na final, o anfitrião, versus o atual campeão, Brasil. Com a pressão do Azteca, o México conquistou o maior título de sua história.

2001 França

resumo copa das confederações 2001

Primeira edição que foi utilizada como evento-teste para o mundial, a Copa das Confederações 2001 também foi a primeira com dois países-sede: Japão e Coreia do Sul. Sucesso de público, os japoneses puderam ver sua seleção em uma final intercontinental. Mas, os franceses não permitiram a festa. França, atual campeã mundial e da Copa das Confederações.

2003 França

resumo copa das confederações 2003

Não aproveitada como sede para um possível evento-teste em 1997, a França foi escolhida para sediar a Copa das Confederações 2003. Esta edição sempre será lembrada tristemente pela morte do ídolo camaronês, Marc-Vivien Foé. O jogador sofreu um mau súbito enquanto jogava a semifinal, contra a Colômbia. Em uma final repleta de homenagens e emoção, a França derrotou Camarões no tempo extra e consagrou-se como primeira bicampeã da história do torneio.

2005 Brasil

resumo copa das confederações 2005

Oficializada como evento-teste para a Copa do Mundo seguinte, a Copa das Confederações agora também passaria a ser realizada a cada quatro anos. Sede do mundial de 2006, a Alemanha automaticamente foi escolhida para ser palco da competição, que teria uma das maiores finais da história do futebol. Argentina e Brasil disputaram a decisão. Vencida pelo samba dos brasileiros, que conquistavam o torneio pela segunda vez.

2009 Brasil

resumo copa das confederações 2009

Pela primeira vez, o continente africano receberia as principais competições do futebol. Para ser mais específico, a África do Sul foi escolhida como sede do mundial de 2010 e da Copa das Confederações 2009. Uma competição cheia de alegria e sonorizada pelas vuvuzelas, teve uma final que poucos esperavam. Brasil e Estados Unidos se enfrentaram e protagonizaram uma das maiores viradas do futebol. Terceiro título brasileiro, que deixa ultrapassou a França no total de títulos da Copa das Confederações.

2013 Brasil

resumo copa das confederações 2013

O país do futebol foi a sede escolhida para a Copa de 2014 e da Copa das Confederações 2013. Considerada pelo próprio presidente da FIFA como a melhor edição da história da Copa das Confederações, essa foi a primeira edição só com campeões mundiais nas semifinais. Brasil, Espanha, Itália e Uruguai protagonizaram incríveis jogos e elevaram o nível da competição. No Maracanã, o Brasil não titubeou e conquistou o tetracampeonato.

2017 Alemanha

resumo copa das confederações 2017

Mesmo com polêmica atrás de polêmica, a Rússia foi mantida como sede da Copa das Confederações 2017 e do mundial no ano seguinte. Com o Brasil ausente do torneio pela primeira vez em 20 anos, nunca o título da competição esteve tão aberto. E, mesmo com uma seleção B, a Alemanha fez valer o seu posto no futebol mundial e faturou, em cima do Chile, seu primeiro título da Copa das Confederações.

RANKING CAMPEÕES DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

  1. Brasil: 4 títulos (1997, 2005, 2009 e 2013)
  2. França: 2 títulos (2001 e 2003)
  3. Alemanha: 1 título (2017); México (1999); Dinamarca (Copa Rei Fahd 1995); Argentina (Copa Rei Fahd 1992)


Escrito por:

Leave a comment