para escutar!

PALHAÇOS ASSASSINOS DO ESPAÇO SIDERAL (1988) | uma análise

palhaços-assassinos-do-espaço-sideral-1988-analise-pixel


Confira nossa análise sobre o filme Palhaços Assassinos do Espaço Sideral, dirigido pelos irmãos Chiodo, uma obra-prima do cinema trash.

“palhaços assassinos?”

PALHAÇOS ASSASSINOS (1988) | o filme

Anos 80. Uma década muito semelhante à de 50, porém um pouco mais colorida. Era o fim da Guerra Fria e nele estavam vários medos de uma sociedade que já passara por tamanha tensão durante os anos 50. Energia nuclear, paranoia anticomunismo, mudanças climáticas. Tudo o que ocorrera, retornava. E claro que culturalmente também. Filmes de horror e ficção de monstros, mutantes, aliens, todos muito bem alimentados pela mania do VHS. Década de 80. A década clone evoluído de 50. A década de Palhaços Assassinos do Espaço Sideral.

palhaços-assassinos-do-espaço-sideral-1988-pixel

Criado e dirigido pelos irmãos Chiodo, realizadores da maquiagem e efeitos especiais de diversos filmes, Killer Klowns From Outer Space é uma comédia de horror e ficção científica de 1988 e que chegou ao Brasil com o incrível nome de Palhaços Assassinos do Espaço Sideral.

Em um período repleto de criações e remakes dos clássicos filmes de ficção da década de 50, Palhaços Assassinos do Espaço Sideral consegue se destacar com grandes méritos. O filme mantém com fidelidade todo o clima dessas referências. Câmeras, fotografia e cenários dos filmes antigos com uma cara colorida. Porém, com incríveis maquiagens e efeitos especiais (os palhaços são medonhos!), ele consegue acrescentar uma essência e se tornar um filme diferenciado.

As atuações (gente, é um filme B), conseguem estragar um pouco a recepção dos fatos narrados e, que de tão fracas, transmitem uma ânsia cômica. Mesmo assim, o filme é uma incrível diversão. Brinca com criatividade e inteligência ao inserir milimetricamente símbolos e brincadeiras do mundo circense em um roteiro bem simples. Nele, podemos até encontrar um elemento clássico dos filmes adolescentes de horror, o moralismo.

Personagens que representam grupos não bem vistos na sociedade, o policial fascista, a patricinha irresponsável, o motoqueiro preconceituoso e outros, têm as suas mortes garantidas como forma de lição social e contadas de forma muito divertida em brincadeiras clássicas de palhaço. Talvez, somos vítimas da cultura pop?

Todas as mortes são divertidas. Marionetes, luta circense de boxe, sombras feitas com as mãos, arma de pipoca e a incrível nave em formato de tenda de circo.

palhalos-assassinos-vítima-pixel

 

PALHAÇOS ASSASSINOS (1988) | o tom do filme

Um outro ponto em que o filme peca é na extrema puxada para a comédia. Tá certo que o filme é uma grande homenagem e brincadeira com filmes de sci fi mais antigos, mas ele bem que poderia ter um pouco mais de suspense e sustos. Mas isso não pode ser considerado muito negativo. Eu relevo, tu relevas, nós relevamos.

Afinal, o filme se assume genialmente cômico ao tratar o motivo da visita dos palhaços ao nosso planeta. “E por que eles não pararam para fazer uma boquinha?”. Ponto em que a geração atual, chata e cheia de perguntas e googladas, com certeza, vai reclamar.

Esquece isso! Não precisa de motivos! É um filme de horror, então senta no sofá e assiste sem ficar falando. E que final! Correria, monstro ainda pior e piadas!

Muitas piadas em uma história que podemos interpretar como uma paranoia anticomunista, já que o circo é uma das principais tradições culturais da Rússia. E a derrota do inimigo é fruto das armas e explosões, instrumentos padrões que simbolizam o exército norte-americano. Poxa, até um duck and cover o filme tem!

killer-klowns-from-outer-space-1988-pixel

 

PALHAÇOS ASSASSINOS (1988) | análise geral

Para finalizar, cravo a incrível nota 4,5 para esse divertido filme repleto de clichês e que, de um modo cômico, homenageia os filmes de ficção e horror dos anos 50.

Ah! A trilha sonora do filme também é muito legal, muito bem representada pelo seu tema principal, “Killer Klowns From Outer Space” , tocada pela banda punk, The Dickies.

palhaços-assassinos-do-espaço-sideral-1988-capa-pixel

****/

PALHAÇOS ASSASSINOS DO ESPAÇO SIDERAL (1988) | trailer

THE DICKIES – KILLER KLOWNS FROM OUTER SPACE

Escrito por:

Leave a comment